quinta-feira, 5 de junho de 2008

Personalidade – Teoria Psicodinâmica

Provavelmente essa teoria é a mais conhecida fora dos meios acadêmicos, assim como também a que mais causou rebuliço e mudanças na maneira de ver o homem.

A dinâmica da personalidade
Essa teoria se baseia na idéia de que somos governados por instâncias psíquicas e que o equilíbrio estabelecido entre elas é que definem nossa personalidade. Essas instâncias são o Id, o Ego e o Superego.

O Id
A primeira instância, que existe desde que a pessoa nasce, é o Id. Ele é responsável pelos aspectos mais naturais, selvagens e primários do homem, como a agressividade e a sexualidade. O Id também cria as pulsões, ou desejos. As pulsões são o que movimentam a pessoa, a faz ir atrás daquilo que deseja e a lutar para consegui-la.

O Superego
Essa instância só é formada bem mais tarde, na adolescência. Ela é constituída conforme a pessoa vai aprendendo sobre a cultura do seu povo, seus hábitos, costumes e regras. Por isso mesmo, o superego é uma instância que impõe limites, diz à pessoa o que ela pode ou não fazer. Funciona como sua bússola moral.

O Ego
O Ego está no meio do conflito entre o Id e o Superego, serve como palco para que essas instâncias façam suas exigências e se degladiem. O Ego também funciona como porta de acesso para aquilo que a pessoa permite que os outros vejam sobre sua vida interior. Afinal, esses conflitos entre Id e Superego acontecem dentro da pessoa e é o Ego o responsável por decidir qual delas irá transparecer.

A dinâmica entre as instâncias
O Id e o Superego estão sempre em conflito. O Id faz com que seu personagem deseje ser livre. Ele impele o personagem a fazer o que quiser, não importa a hora e o local. Seus impulsos mais fortes são de agressividade e sexualidade. O Superego quer manter sempre o personagem na linha, fazendo apenas as coisas socialmente aceitas, sendo gentil e educado com todos a sua volta. Ele sempre tentará seguir as regras e leis impostas pela sociedade.

O Ego irá funcionar como mediador entre os dois, dizendo o que pode ou não ser feito. O Ego nunca irá atender completamente aos desejos do Id e nem ceder completamente as sanções do Superego.

Como isso funciona na prática?
O primeiro passo é determinar qual é a instância mais forte, a mais fraca e a intermediária de seu personagem. A instância mais forte será a que governará a sua personalidade; a instância intermediária aparecerá de vez em quando na personalidade de seu personagem; e a instância mais fraca raramente será vista nas suas interpretações. Ao todo temos 6 possibilidades e abaixo seguem comentários sobre cada uma delas com dicas de interpretação.

Rígido (Id Fraco, Ego Intermediário e Superego Forte)
Seu personagem é governado pelas normas e pelas regras sociais do local onde foi criado e educado. Seu ego luta e se esforça para que o personagem não seja tão correto e “certinho” o tempo todo e até consegue de vez em quando. Mas, na maior parte do tempo, você vai ser aquele cara que sempre joga o papel no sexto do lixo, não fura as filas do banco, não atravessa fora da faixa de pedestres, etc. Além de ser um controlador nato, pois está sempre tentando endireitar os outros à sua volta e fazendo com que eles respeitem as regras tanto quanto você.

Controlado (Id Fraco, Ego Forte e Superego Intermediário)
Seu personagem é a típica pessoa controlada. Pode até beber um copo ou dois de cerveja, mas nunca fica bêbado. Pode até ensaiar uns passos de dança, mas nunca será o centro da festa. É sempre comedido em seus comentários e raramente irá se exaltar numa discussão. Pode até, de vez em quando, querer discutir com alguém que ele veja estar fazendo alguma coisa errada, como estacionando em área preferencial, mas não irá passar disso. É visto como uma pessoa racional e excelente para tomar decisões imparciais. Sua auto-estima é inabalável, demonstrando ser uma pessoa segura em suas decisões.

Selvagem (Id Forte, Ego Intermediário e Superego Fraco)
Seu personagem é praticamente um viking renascido em plena avenida Paulista. Suas ações estão sempre recheadas de agressividade, sensualidade ou as duas coisas juntas. Você é aquela pessoa popularmente chamada de pavio curto, pois nunca perde a oportunidade de xingar e berrar com alguém. Está sempre disponível sexualmente e irá fazer sexo com qualquer um que também demonstre interesse. Você nunca deixa nada para depois, tudo deve ser resolvido aqui e agora: seja berrando, batendo, xingando ou transando. Em alguns momentos, quando em situações solenes, como: funeral de algum conhecido ou diante de alguém que você considera dever muito respeito, você irá se controlar.

Inseguro (Id Forte, Ego Fraco e Superego Intermediário)
Esses personagens também são muito agressivos, berram com qualquer um em qualquer lugar, se insinuam sexualmente sem nenhum pudor e entram numa briga tão rápido quanto respiram. Mas, geralmente, após isso acontecer, são acometidos por sentimentos de culpa e vergonha terríveis e farão de tudo para se desculpar com qualquer um que tenham “atacado”. Tão logo se sintam perdoados, seja por receberem o perdão de alguém ou por acreditarem que as pessoas já esqueceram o que eles fizeram, voltarão a agir como antes. Esses personagens também sofrem de uma auto-estima muito baixa, precisando receber a aprovação das pessoas mais próximas constantemente.

Heróico (Id Intermediário, Ego Forte e Superego Fraco)
Essa personalidade é a mais comumente encontrada em heróis de filmes como Indiana Jones, ou o Han Solo de Star Wars. Eles são guiados por aquilo que eles acreditam ser o certo. Correm atrás de seus objetivos sem se importar com o que a sociedade irá achar. Como seu ego é forte ele põe seus desejos a favor de seus objetivos, por isso não se deixa levar por impulsos. Ele sabe que um dia, em breve, poderá desfrutar de tudo o que sempre sonhou e batalhou. São pessoas fortes e inspiradoras, sendo ótimos candidatos a líderes de um grupo.

Maníaco (Id Intermediário, Ego Fraco e Superego Forte)
Esse personagem é extremamente rígido, segue todas as regras, obedece a todas as ordens, seguindo seu líder sem pensar. Mas, de vez em quando, tem surtos de liberdade. Sai pra rua e bebe todas, xinga o chefe e pede demissão, dá em cima da primeira pessoa atraente que surge na sua frente, e por aí vai. Algumas horas mais tarde, quando ele se recompõe, se puni pela permissividade a qual se entregou. Essa punição pode ser ajoelhar no milho, pagar uma centena de flexões, doar seu dinheiro para algum partido político, entre outras, dependendo da história do personagem. Esse personagem tem uma alto-estima muito baixa, precisando da aprovação de seus amigos e companheiros para sentir-se bem.

A formação da personalidade
Segundo essa teoria, nossa personalidade começa a se formar na infância e se estrutura completamente na adolescência. É nesse período que as instâncias (Id, Ego e Superego) estão se constituindo e o status de cada uma delas (Fraco, Intermediário e Forte) é definido.

A influência dos pais (ou de seus substitutos) é marcante nessa teoria. É com eles que você irá experimentar os primeiros sentimentos de alegria, satisfação, raiva, tristeza, medo, etc.

Como isso funciona na prática?
Escreva uma história que englobe a infância e a adolescência do seu personagem. Nessa história adicione os elementos que considerar necessários para o seu personagem, mas priorize a narração dos relacionamentos com as pessoas mais próximas do personagem, principalmente pai e mãe ou seus substitutos no caso de órfãos.

Abaixo, seguem exemplos de como a história de vida influencia a formação da dinâmica de sua personalidade. Tenha a liberdade de usá-los como parâmetros para construir a história do seu personagem.

Um Superego Forte costuma se formar em pessoas que tiveram uma educação muito rígida e severa, com pouca ou nenhuma liberdade para a criança realizar seus desejos.

Um Superego Fraco está associado geralmente a pais ausentes, que ignoram seus filhos num momento em que deveriam dar atenção a eles. São pais que até estão em casa à noite, mas que agem com completa indiferença em relação ao filho (quando associado a um Ego Forte significa não mais pais ausentes, mas sim permissivos demais).

Um Id Forte costuma aparecer em crianças que tiveram sua liberdade muito estimulada e/ou nem um pouco censurada durante a infância e adolescência. Pode ser o tipo de adolescente que é chamado várias vezes na diretoria da escola devido a brigas e o pai ainda o elogia por ter dado um belo soco no outro garoto. O Id é um componente inato da personalidade, por isso acredita-se que a educação tem pouca ou nenhuma influência sobre ele.

Um Id Fraco está associado a personalidades apáticas e depressivas e não tão diretamente a educação recebida. Nesse caso a teoria diz que é um fator inato, mas com algum componente envolvendo pouco estímulo por parte dos pais.

Um Ego Forte está associado a um apoio forte e incondicional ao filho. Representativa de crianças que possuem uma atenção adequada, que são estimulados constantemente pelos pais e que são orientados de forma carinhosa e respeitável quando cometem algum erro.

Um Ego Fraco se forma quando a criança é menosprezada e humilhada pelos pais. Nesse contexto, a criança ou adolescente não sente segurança em si mesmo para fazer qualquer coisa, pois não teve apoio quando precisou dele.

Detalhes
Um ponto forte dessa teoria é o conceito de desejo. Essa teoria diz que o homem é movido por seus desejos e eles o conduzem por qualquer caminho para serem realizados. Um desejo não realizado irá trazer desgosto, tristeza, mal estar e até doenças!

Por isso, crie para o seu personagem uma lista de desejos. Eles podem ser tão simples quanto comer um prato de lasanha, tão complexos quanto tornar-se presidente de algum país, tão obscenos quanto fazer amor com diversos homens e mulheres ao mesmo tempo ou tão puros quanto conquistar o coração de uma bela mulher. Sua lista pode ter quantos desejos você quiser. Eu recomendo no mínimo cinco deles.

Encare os desejos do seu personagem como uma característica adicional de sua personalidade. Assim como os outros elementos de sua personalidade, associe seus desejos à história de sua infância e adolescência.

Aplicação em Cenários e Sistemas
Acredito que a melhor aplicação para essa teoria da personalidade seja em jogos futuristas, como Cyberpunk 2020, onde a agressividade e a sexualidade são fatores comuns. Ou então em jogos renascentistas, como Castelo Falkenstein, onde a sociedade espera que as pessoas tenham modos e pudor. Nesses dois jogos, o modelo teórico “instinto versus cultura”, adotado pelos autores dessa teoria, caem como uma luva.

3 comentários:

Anônimo disse...

adorei a explicaçao muito bem escrita e de facil leitura e aprendizado

rosangela caldas disse...

Muito interessante a matéria. Boa leitura, facil de entender e descobrir seu próprio tipo de personalidade.
Muito válida mesmo!

Anônimo disse...

muito bom mesmo!!!estou começando o segundo periodo de psicologia e pesquizando encontrei essas informações muito úteis para meu entender..abraços..