quinta-feira, 19 de junho de 2008

D&D 4ª Edição e o Roleplay – Atributos

Esse artigo faz parte de uma série sobre o D&D 4ª Edição e o Roleplay. Outros artigos e maiores esclarecimentos você pode conferir no link.

No primeiro artigo, expus minhas idéias sobre a interpretação no Dungeons e Dragons e disse que diversos elementos das regras podem ser usados, ou terem seus significados ampliados, para favorecer a interpretação dos personagens.

Dessa vez, vou usar essa idéia com os Atributos dos personagens. A grande maioria dos jogadores que conheço escolhem a pontuação dos atributos baseado na classe de personagem que escolheu; e distribui os pontos de forma a conseguir modificadores apropriados para o personagem. Pela minha experiência, o carisma é um dos únicos atributos que é levado em consideração quando o assunto é interpretar. O personagem que quer ser sociável ou o jogador que quer “interpretar” durante o jogo, invariavelmente, coloca muitos pontos nesse atributo.

Pois bem, minha intenção com esse artigo é tornar “interpretável” todos os atributos do jogo. Fazer perguntas do tipo: o que interfere na sua personalidade ter um dos atributo beirando o 18? Porque seu personagem se esforçou tanto para ter um atributo tão alto? Quais são as características de seu atributo mais alto e que, com certeza, refletem na sua personalidade?

Antes de começar a responder essas perguntas, ainda preciso responder à outras que muitos leitores devem estar fazendo. Como, por exemplo: desde quando ter uma Força 18 interfere na personalidade do personagem? É apenas um traço físico, o que uma coisa tem haver com outra?

Tudo. Uma pessoa deve ser compreendida em sua totalidade. Ter uma visão do todo ajuda a entender melhor quem é a pessoa que queremos conhecer. Aqui, no caso, darmos sentido do porque alguns atributos serem maiores e outros menores nos servem de guia para uma maior compreensão do personagem.

Como sugestão, leve em consideração apenas o que for dito sobre o Atributo mais alto do seu personagem, principalmente se ele estiver acima de 16. Essa é sua característica mais marcante em relação as atributos e, portanto, deve se manifestar mais vezes na sua personalidade.

Força
Sobre o Atributo Força é dito o seguinte no Players Handbook:

Strength (Str) measures your character’s physical power. It’s important for most characters who fight hand-to-hand.

O que é Força? Força é energia, poder e vigor. Denota capacidade de ação, de potência ativa, de mover-se por conta própria.

Ter energia é ter disposição, é correr atrás daquilo que se quer e deseja. Personagens com um atributo força muito alto não combinam com a preguiça e do “deixar para amanhã”. São ativos. São homens de ação. Por ter tanta energia, dificilmente vão querer ficar muito tempo parados. Seria até impossível! Para alguém assim é entediante a espera, a discussão, o dialogar. Essa pessoa precisa de ação.

Mover-se por conta própria significa decidir sozinho sobre o que fazer. Personagens assim não pedem opinião e não ficam esperando alguém pedir para que algo seja feito. Ele vai e faz por conta própria. Personagens assim tem iniciativa, no sentido de agirem por impulso próprio e não por terem sido mandados. Eles não se calam quando podem falar e não se abstém quando podem lutar. Eles se oferecem ao invés de esperar serem convocados.

Seu ataque é forte e direto, não existem rodeios. Um personagem com um florete e destreza alta gingam em torno dos adversários, enquanto um personagem forte empunha um machado, se coloca diante do inimigo e decapita a cabeça dele o mais rápido possível. Em todos os combates ele se comporta assim. Isso quer dizer que em uma discussão ele não vai conversar e argumentar, ele vai dizer o que pensa com poucas palavras, da maneira mais direta que conhece e mais dura que puder. Suas palavras devem ser como seu melhor golpe de machado: forte, direto e rápido.

Constituição
Sobre o Atributo Constituição é dito o seguinte no Players Handbook:

Constitution (Con) represents your character’s health, stamina, and vital force.

O que é Constituição? Constituição é saúde e vitalidade. Também significa dureza, resistência e rijeza. Ato de firmar, de estabelecer.

Personagens com uma constituição alta são determinados e destemidos. Não se abalam ou desistem facilmente de um objetivo ou frente a uma adversidade. Por isso mesmo são menos inclinados às opiniões alheias, às ofensas ou aos elogios. Possuem um senso muito próprio e particular sobre o que são e o que devem fazer.

São personagens duros pois dificilmente deixam-se levar por sentimentos ou emoções. Elogiá-los não serve para amolece-los, assim como testemunhar desastres ou desgraças não irá abalá-los. Seus corações e corpos suportam muita dor e sofrimento antes de tombarem, assim como a nostalgia de uma festa também não os animará facilmente.

São contrários às mudanças. Numa situação onde precisam tomar um rumo de ação, demoram para se decidir, pois precisam ponderar muito antes de tomar uma decisão. Mas uma vez tomada, seguem-na à risca. Nada irá desviá-los da decisão que tomaram. São firmes em suas atitudes.

Destreza
Sobre o Atributo Destreza é dito o seguinte no Players Handbook:

Dexterity (Dex) measures hand-eye coordination, agility, reflexes, and balance.

O que é Destreza? Destreza é agilidade, reflexos e equilíbrio. Também significa boa coordenação, adaptação e flexibilidade. Saber improvisar.

Personagens assim são equilibrados. Isso significa que sabem planejar quando é necessário e sabem executar o que é planejado. Diferente de muitos que só planejam (Inteligência!) ou só executam (Força!). Esse equilíbrio demonstra união entre corpo e mente. Ele conhece suas limitações e capacidades físicas e mentais como ninguém.

Ser adaptável e flexível significa esperar sempre pelo desconhecido e não ser surpreendido por ele. Personagens assim sempre esperam pelo imprevisto! Sabem que na vida existe muito mais do que aquilo que se pode ver e prever. Logo, procuram estar sempre prontos para o inesperado e raramente irão ficar chocados quando ele surgir. Improvisação faz parte do seu dia-a-dia, seja agindo ou falando.

Sua agilidade e velocidade para agir também denota um bom senso prático. Saber aproveitar, de maneira rápida e inteligente, aquilo que está ao seu redor para beneficiá-lo numa luta ou dificuldade. Mostra também certa incapacidade para lidar com pensamentos e idéias mais abstratas, que não possuam funcionalidade prática, como a arte.

Inteligência
Sobre o Atributo Inteligência é dito o seguinte no Players Handbook:

Intelligence (Int) describes how well your character learns and reasons.

O que é Inteligência? Inteligência é conhecimento, razão e concentração. Ter compreensão e interpretação acerca das coisas.

Um personagem com inteligência alta é, antes de tudo, um pensador. É alguém que está mais preocupado com o como fazer, com o planejamento, do que com o fazer, a ação. Um personagem assim dedicou boa parte de sua vida aos livros e a o conhecimento. Seu raciocínio é rápido e ele tende a seguir muito mais a lógica do que o senso comum, o senso prático ou as emoções.

Ter compreensão sobre as coisas significa que algo já foi lido, pensado, relido e planejado. Isso mostra grande capacidade de concentração, de síntese e de planejamento. Mas também denota pouca capacidade de improviso e pouca habilidade diante do caos e do imprevisível. Personagens assim sentem-se perdidos e confusos quando algo diferente acontece com eles, ou quando perdem o controle sobre as coisas que planejaram.

São pessoas pacientes, pois planejar exige tempo e dedicação. Também costumam ser frios e distantes, pois dão prioridade a razão e ao conhecimento e não a paixão e a euforia. Querer tanto saber de tudo também denota medo e insegurança, apropriar-se do conhecimento é uma forma de evitar o sofrimento de estar diante de um mundo misterioso e desconhecido.

Sabedoria
Sobre o Atributo Sabedoria é dito o seguinte no Players Handbook:

Wisdom (Wis) measures your common sense, perception, self-discipline, and empathy.

O que é Sabedoria? Sabedoria é clareza de pensamento. Significa também boa percepção das pessoas, do mundo e de si mesmo. Ponderado, senhor de si e centrado.

Personagens com altos valores em Sabedoria possuem clareza de pensamento. Isso quer dizer que raramente deixarão que emoções fortes, ou seu instinto, ou o perigo eminente interfiram em seus pensamentos ou em suas decisões. Sabem equilibrar, através da experiência e de uma força interior muito grande, a emoção e a razão.

São ponderados. Conseguem enxergar os outros para além daquilo que estão mostrando, pois vê as intenções. Tem sabedoria para entrar em situações sabendo exatamente qual é o seu papel. Não se deixam enganar facilmente.

Sua boa percepção dos outros e sua empatia os tornam pessoas flexíveis e abertas a outras opiniões num diálogo. Sabem ouvir e ponderar, usar a favor ou adaptar as idéias alheias em benefício da discussão. Logo, são bons intermediadores num grupo.

Carisma
Sobre o Atributo Carisma é dito o seguinte no Players Handbook:

Charisma (Cha) measures your force of personality, persuasiveness, and leadership.

O que é carisma? Carisma é liderar e influenciar os outros, é ter personalidade forte, ser persuasivo.

Lidar com pessoas é o seu forte. Se precisam de alguém que incentive uma multidão, que os convença sobre o que fazer e como fazer, esse alguém é você. O seguem pela firmeza e segurança de sua postura, pela eloquência de suas palavras e pela determinação em suas ações.

Ter personalidade forte significa ocupar um local de destaque em tudo o que acontece ao seu redor. Você não deixa passar nada, nenhum acontecimento, sem expressar sua opinião aos outros. Você precisa se mostrar, ter platéia, ser ouvido! Sua força está naqueles que o seguem, pois sem elas você não é ninguém.

Sua capacidade de atrair e lidar com as pessoas o tornam muito competente em formar e unir um grupo. Para segui-lo, elas tendem a colocar suas diferenças de lado. É assim que você as lidera, dando-as direção e objetivo comum. Você conhece os benefícios de um bom trabalho em equipe e a força que existe na união.

Detalhe
Você ainda pode, se desejar, definir qual é o Perfil do seu personagem segundo seus atributos. Para tanto, some os seus atributos força, constituição e destreza. Em separado, some seus atributos inteligência, sabedoria e carisma. A soma que for maior, definirá seu perfil como sendo:

Perfil Físico
Seu modo de agir se limita mais àquilo que você pode ver, ouvir e manipular de alguma forma. Seu senso prático é melhor desenvolvido e você tende a dar mais atenção àquilo que está ao alcance de suas mãos. Um personagem assim prioriza mais a ação imediata e os objetivos de curto prazo. Você costuma agir antes de pensar. Exemplo: Numa vila sendo ataca por orcs, esse personagem tenderá a reprimir os ataques, criar barricadas e armar e treinar a população para se defender

Perfil Mental
Seu modo de agir se baseia mais em planejamento, imaginação e abstração. Você usa o raciocínio, a lógica e a experiência de vida que tem sobre si mesmo e as pessoas para agir e tomar suas decisões. Um personagem assim prioriza mais o planejamento à longo prazo do que ações imediatas, pois seus limites são o alcance de sua mente. Você costuma pensar antes de agir. Exemplo: Numa vila atacada por orcs, esse personagem tentará descobrir o que motivou esses ataques, onde estão localizados os orcs e o que fazer para demovê-los do local onde estão para outro que não incomodem, seja este um local ermo ou a cova.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente!!! Foi mesmo por casualidade que descobri o blog, mas não lia um artigo tão claro, tão verdadeiro e tão bom há muito tempo!!! Adorei (até tenho um sorriso no rosto, por ter lido coisas que são tão verdadeiras e que não esperava encontrar) :)